Naturopatia

“A Naturopatia é a ciência, arte e a filosofia do tratamento da doença que tem por objectivo trazer a saúde ao homem, através do recurso aos meios naturais”

A OMS considera a Naturopatia como sendo uma Medicina Tradicional.

A origem da Naturopatia se deu com um movimento de “ volta à natureza “ no século XIX. Reagindo contra as práticas médicas da época, a doença, a sujidade e a degradação causadas pela “ Revolução Industrial “, os fundadores europeus da Naturopatia, defendiam a exposição ao sol, água e ar, como a melhor terapia contra todos os males.

A Naturopatia não é apenas uma terapia, mas sim, uma filosofia de vida. Este sistema baseia-se no facto de que o corpo pode curar a si mesmo, quando livre de toxinas que se acumulam devido aos maus hábitos adquiridos durante a vida. Estimulando as defesas naturais do corpo, a Naturopatia alcança o equilíbrio e a harmonia. Hoje em dia, a Naturopatia é muito usada contra uma série de problemas agudos e crónicos. As recomendações para os tratamentos podem incluir algumas práticas isoladas ou combinadas entre si, como:

Dieta de desintoxicação: jejuns ou ingestão de grande quantidade de água e/ou líquidos para purificar o corpo.

Trofologia: conselhos sobre alimentação adequada às necessidades do nosso corpo para cultivar e restabelecer a saúde. Por exemplo a alimentação vegetariana ou a eliminação de certas categorias de alimentos, a combinação de alimentos, ou conforme o grupo sanguíneo, etc.

Suplementos Alimentares: vitaminas, minerais, enzimas, aminoácidos, (para aumentar a resistência).

Fitoterapia: utilização de plantas, flores, ervas e árvores para tratar e prevenir a má saúde física mental e emocional.

Homeopatia: preparações contendo substâncias extremamente diluídas oriundas de diferentes ervas, minerais, animais ou químicos. Com o conceito de que o semelhante cura o semelhante e desenvolvido por Samuel Hahnemann por volta de 1800.

Massagem: por exemplo Shiatsu, massagem Ayurvédica, Quiromassagem, etc.

Redução do stress: Hipnoterapia, Meditação,
técnicas de respiração.

Hidroterapia: uso da água para estimular a circulação e aumentar a energia.

Exercício físico: sugestões conforme problema, características físicas e grupo sanguíneo.

Florais: são essências de plantas e flores que ajudam a equilibrar determinados estados emocionais.

Aromaterapia: tratamento utilizando óleos essências por inalação, massagem, banhos e compressas.

MEDICINA NATURAL

MEDICINA NATURAL

sexta-feira, 11 de março de 2011

A DEFICIÊNCIA EM ÓMEGA-3 MATA MAIS DO QUE O CANCRO DA MAMA

A deficiência em omega-3 é a sexta causa de morte nos EUA, de acordo com um novo estudo. Cientistas da Universidade de Harvard analisaram doze dietas e factores de risco de estilos de vida e metabólicos como o tabaco e a hipertensão arterial, e usaram um modelo matemático para determinar quantas fatalidades poderiam ter sido prevenidas se tivessem sido cumpridas melhores práticas.

O estudo demonstrou que houve entre 72.000 e 96.000 mortes devidas a deficiência em omega-3 preveníveis cada ano, alertando para a importância de estabelecer uma referencia de ingestão para os ácidos gordos EPA (ácido eicosapentanóico) e DHA (ácido docosahexanóico). Outro estudo evidenciou que uma combinação dos ácidos gordos ómega-3 – 4 gramas - e de coenzima Q10 diminuem a tensão arterial e o ritmo cardíaco em doentes com insuficiência renal. Adicionalmente os ómega-3 também são bons para o cérebro, sendo o DHA o principal constituinte. Conforme já referi em posts anteriores os estudos mostram que a ingestão diária de cerca de 1.7 gramas de DHA em combinação com 30 minutos de marcha aumentam a capacidade cerebral por estimulação das células estaminais cerebrais. Literalmente cria novas células cerebrais!
A pesquisa também mostra que os pacientes deprimidos têm em media menores níveis de omega-3.

Os benefícios dos omega-3 são variados, incluindo:
· Doença coronária e AVC
· Desenvolvimento fetal do cérebro e da retina
· Doenças autoimunes
· Doença de Crohn
· Cancros da mama, cólon e próstata
· Hipertensão
· Artrite reumatóide

publicado por Anti-Envelhecimento às 23:08
link do post: http://anti-envelhecimento.blogs.sapo.pt/132345.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário